domingo, 12 de abril de 2009

Como desfragmentar apenas alguns arquivos

Como se pode fazer para desfragmentar uma pasta específica?

Quando seu disco rígido começa a ficar lento, o acesso a determinados programas uma tarefa demorada e um tanto frustrante, vídeos começam a causar travamento entre outras situações igualmente desagradáveis, talvez seja sinal de que seu computador esteja precisando de uma desfragmentação.
Uma desfragmentação de disco é indispensável para que seu Sistema possa organizar arquivos, que após muitas alterações, gravações, instalação e desinstalação de programas possam ter deixado “pedaços” para trás. Certamente esta também é uma ótima forma de aumentar a performance de seu computador.
Embora este seja um procedimento muito simples e o próprio Windows possua uma ferramenta para efetuá-lo, ele requer algum tempo com o computador parado para que seu resultado seja realmente efetivo. Este fato pode ser deveras demorado e cansativo caso você tenha um disco rígido muito grande.
Existe, porém uma forma de desfragmentar apenas pastas ou arquivos específicos que estejam fragmentados. Isto pode ser efetivamente útil para melhorar o desempenho de algo que esteja em uso e apresentando lentidão ou travamento, como um jogo ou vídeo, ou até mesmo desfragmentar a pasta de sistema do Windows pode ser bom para a harmonia de seu computador.
Como infelizmente, o Windows não dispõe de uma função disponível para isto, você vai precisar usar um programa como o Defraggler. Este é um aplicativo leve e com uma interface gráfica bem amigável, que o auxiliará na tarefa.
Após a instalação do programa, selecione o disco que deseja efetuar a desfragmentação, peça uma análise. Feito isto, selecione a aba com os detalhes do resultado. Ali estarão exibidos todos os locais que uma desfragmentação seria necessária.


Então, basta selecionar aqueles arquivos ou pastas nos quais deseja aplicar a desfragmentação e iniciá-la. É recomendado colocar a ordem de exibição dos arquivos por pastas, para melhorar a visualização (especialmente se for aplicar o processo em todo um diretório, para não deixar alguma parte para trás).



Assim, você pode melhorar a performance de seu computador, mesmo que não disponha de todo o tempo que seria necessário para desfragmentar todo o disco rígido em uma única vez.

Nenhum comentário: